BIM: o futuro da engenharia civil

Sitter Engenharia
  • ENGENHARIA
  • TECNOLOGIA
BIM: o futuro da engenharia civil

Confira: BIM: o futuro da engenharia civil

A engenharia é fundamental para o desenvolvimento e manutenção do ambiente em qual vivemos. Para tal, é precisa se atualizar nos quesitos tecnológicos. Por isso, hoje vamos falar sobre o BIM – Building information modeling, em inglês. Trata-se de uma metodologia de trabalho tecnológica e colaborativa que permite a criação de modelos virtuais 3D do projeto de construção, onde todas as informações multidisciplinares sobre a obra ou inspeção podem ser atualizadas ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. É um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização.

Basicamente, o BIM facilita a comunicação entre todas as equipes que intervêm no desenvolvimento de um projeto. Entre os principais pontos estão a minimização dos erros humanos na fase de desenvolvimento dos projetos e a possível redução de inesperados incrementos de custos. É um sistema sustentável, eficiente e rentável.

A ideia do BIM nasceu na década de 70, quando os profissionais da área sentiram necessidade de um recurso complementar ao CAD (softwares de desenho assistido em computadores). Foi então que, em 1974, um professor do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Chuck Eastman, desenvolveu o primeiro conceito próximo ao BIM.

Existe inclusive uma lei, aqui no Brasil, sancionada em 2021, chamada Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling– BIM) nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×