Você sabia que açúcar refinado pode ser usado como tempero para estruturas de concreto?

Sitter Engenharia
  • 2022
  • Concreto
  • Construção
  • Curiosidades
Você sabia que açúcar refinado pode ser usado como tempero para estruturas de concreto?

Confira: Você sabia que açúcar refinado pode ser usado como tempero para estruturas de concreto?

Pois é! Sabemos que, quando o concreto é exposto a altas variações de temperaturas, tanto quentes quanto frias, ele pode sofrer rachaduras e/ou fissuras. De acordo com profissionais do ramo, adicionar uma quantidade pequena de açúcar refinado pode impedir o problema.

Segundo os princípios da engenharia civil, o concreto passa a apresentar as rachaduras e fissuras devido ao processo de perda de água – por hidratação e evapotranspiração – que sofre durante a secagem, em sua aplicação inicial.

Em um prazo de tempo muito curto, a perda de água aumenta com a elevação das temperaturas, por isso, no processo de concretagem de obras, é preciso molhar o concreto várias vezes ao dia e retardar ao máximo a secagem.

O uso do açúcar refinado misturado ao cimento retarda a reação de hidratação do produto e, em teores elevados, podem até inibi-la totalmente.

Porém, especialistas alertam que o uso indiscriminado da massa com açúcar, que ainda configura entre as receitas caseiras da construção civil, pode acarretar em problemas e a sua utilização deve ser sempre orientada por um profissional. Em média, a recomendação de uso gira em torno de duas xícaras de chá para cada quilo de cimento.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×