Projetos impactantes: a astúcia da arquitetura de Santiago do Chile

Sitter Engenharia
  • ARQUITETURA
  • INSPEÇÃO
Projetos impactantes: a astúcia da arquitetura de Santiago do Chile

Confira: Projetos impactantes: a astúcia da arquitetura de Santiago do Chile

A Sitter Engenharia possui grandes referências da arquitetura. Por isso, hoje falaremos um pouco sobre uma obra em especial que impactou nosso olhar enquanto passeávamos por Santiago do Chile.

Localizada no Bairro de Las Condes, a estrutura – que foi projetado pelo escritório Izquierdo & Lehmann Arquitectos – consiste em uma torre de escritórios com um complexo comercial em seu pilotis.

Dada a alta densidade de pedestres e a escassez de espaço público na região, a primeira decisão do projeto foi limpar o nível do viário o máximo possível, liberando a superfície interna do local como uma extensão do espaço público e, para tal, necessitou de uma complexa análise estrutural para garantir que um eixo vertical de concreto, onde se localiza a caixa de elevadores, resistisse à todos os esforços (cisalahamento, torção e até efeitos sísmicos, comuns no Chile). As janelas contínuas são sombreadas por colunas e um beiral de perímetro completo.

Apesar da complexidade, os custos de construção acabaram sendo inferiores às estimativas iniciais, sendo de suma importância, pois resultados econômicos demonstra inteligência enquanto purifica a retórica da arquitetura; afinal, o uso eficiente dos recursos disponíveis é uma condição infalível para alcançar a beleza.

Tanto a forma trapezoidal das fachadas quanto a grade distorcida das colunas pendentes que sustentam as bordas do perímetro da laje visam aumentar a quietude e a imobilidade como parte da essência da arquitetura.

Este projeto buscou integrar a consideração de massa, gravidade e peso com a condição de perspectiva do espaço percebido, aspectos decisivos na experiência da arquitetura.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×