Lucas Nogueira Garcez: o engenheiro que ajudou a formatar o estado de São Paulo

Sitter Engenharia
  • 2022
  • ENGENHARIA CIVIL
  • HISTÓRIA
Lucas Nogueira Garcez: o engenheiro que ajudou a formatar o estado de São Paulo

Confira: Lucas Nogueira Garcez: o engenheiro que ajudou a formatar o estado de São Paulo

Lucas Nogueira Garcez foi um grande engenheiro brasileiro, que se formou em engenharia civil em 1936 pela POLI-USP, onde mais tarde, se tornou professor.

Ele assumiu a superintendência da construção da usina hidrelétrica de Avanhandava em 1940. Prosseguiu atuando nas áreas de saneamento e de saúde pública até que, em 1949, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Viação e Obras Públicas, onde ganhou reconhecimento para ser eleito governador do estado de São Paulo (1951-1955).

Durante seu mandato, criou o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), as Usinas Hidrelétricas do Paranapanema (USELPA), o Conselho Estadual de Higiene e Segurança do Trabalho, o Departamento de Assistência Médico-Hospitalar ao Servidor Público Estadual e o Fundo de Amparo ao Menor.

Em 1951, institui uma comissão mista criando o Parque do Ibirapuera para que esse se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954. O arquiteto Oscar Niemeyer teve a responsabilidade pelo projeto arquitetônico, construindo, entre outros edifícios, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca (Parque Ibirapuera).

Ainda no período de 1967 a 1975, foi diretor das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP) e, posteriormente, entre 1979 e 1982, presidente da Eletropaulo no governo estadual de Paulo Maluf, cargo que ocupou até o seu falecimento. Foi autor de diversos livros, destacando-se em Hidrologia e Engenharia Hidráulica e Sanitária, ambos publicados pela Editora Blucher. Faleceu em São Paulo, aos 68 anos.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×