Método GUT: entenda sua relevância para a Sitter Engenharia

Sitter Engenharia
  • ENGENHARIA
  • INSPEÇÃO
Método GUT: entenda sua relevância para a Sitter Engenharia

Confira: Método GUT: entenda sua relevância para a Sitter Engenharia

Em primeiro lugar, é importante entendermos a origem da sigla GUT: gravidade, urgência e tendência. Ela foi desenvolvida em 1981 por Charles Kepner e Benjamin Tregoe, para a área de desenvolvimento econômico. Essa teoria pode ser adequada na engenharia para avaliar o desempenho de uma edificação.

O gerenciamento de risco de estruturas tem aplicação quando se faz necessário priorizar ações dentro de um leque de alternativas. A partir da inspeção de uma estrutura – que é a especialidade da Sitter Engenharia – são levantadas as anomalias, falhas e defeitos, mas é necessário priorizar as ações corretivas.

A aplicação do método GUT possibilita comparar o desempenho de uma mesma estrutura ao longo da sua vida útil (gestão da manutenção) e/ou a comparação entre várias estruturas (critério de priorização para investimentos).

Essa metodologia vem ao encontro dos objetivos da NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho (ABNT, 2013) e reforça a importância da difusão das melhores práticas de engenharia e de seu papel na defesa da qualidade da habitação no Brasil.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×