O Concreto e a água: entenda a relevância desta relação

Sitter Engenharia
  • ÁGUA
  • CONCRETO
O Concreto e a água: entenda a relevância desta relação

Confira: O Concreto e a água: entenda a relevância desta relação

Na semana mundial da água, mostramos para vocês a verdadeira importância do elemento na engenharia. Um dos principais materiais da engenharia, a água está presente na mistura do concreto, é usada para o resfriamento de materiais, além de influenciar diretamente na qualidade na segurança da obra. Quando falamos em concreto, a água tem tanta importância quanto o cimento.

A relevância dessa relação foi descoberta há quase um século, por Duff A. Abrams, que é especialista em concreto: a fórmula dá mistura da água e do cimento mostrou-se a medida mais importante. Sua influência foi notada na resistência, durabilidade e retração do concreto. É a água que determina a estrutura interna da pasta do concreto.

É importante lembrar que a água para fazer concreto deve estar limpa. O vasilhame utilizado para seu transporte – como todo objeto que entrar em contato com a mistura – deve ser armazenado corretamente para evitar a contaminação com óleos, graxas, etc. A água de abastecimento público, por exemplo, atende aos critérios necessários, constatados na ABNT NBR 15900 – Água para amassamento do concreto.

A qualidade do concreto está diretamente relacionada ao fator água/cimento (A/C). A função da água é hidratar o cimento, evitando o estado “farofa” e possibilitando um aspecto pastoso, mas sem transformar o material em uma sopa. Para que se cumpra seu objetivo, o líquido deve ser adicionado em quantidades específicas.

A precisão dos cálculos de água por cimento é feita por meio do estudo de dosagem, que precisa analisar o objetivo daquele concreto. De modo geral, os números vêm da seguinte equação:

Fator A/C = Água (em litros) : Cimento (em quilos)

Quanto menor o valor da relação A/C, maior a resistência do concreto, menor sua permeabilidade e maior a durabilidade e a qualidade.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×