Concreto armado: o que é?

Sitter Engenharia
  • CONCRETO
  • ENGENHARIA
Concreto armado: o que é?

Confira: Concreto armado: o que é?

O concreto que é reforçado com barras de aço é chamado de concreto armado. Ele surgiu como alternativa à alvenaria na metade do século XIX, quando as primeiras aplicações começaram na Inglaterra, França e Bélgica com Coignet e Wilkinson em 1854 e com Lambot em 1865.

Este ganho de relevância se deve ao fato do contínuo progresso no desenvolvimento dos materiais que compõem o concreto armado, nas técnicas de construção e no aperfeiçoamento de projetos.

As ótimas propriedades do concreto armado são difundidas há muito tempo, porém quando se trata de vida útil e manutenção das estruturas constituídas por esse material, essa pauta não é atingida. É bem possível que a década de 1980 venha a ficar lembrada como a “Década da Durabilidade”. Dentre os estudos desenvolvidos sob esta égide, esteve incluído o capítulo da manutenção estrutural.

Hoje sabemos que devido à interações com o ambiente no qual são expostas, as estruturas de concreto sofrem alterações que podem, com o passar do tempo, comprometer além de sua durabilidade, também é possível que sejam afetadas a sua estabilidade e sua funcionalidade.

Por isso, concluímos a extrema necessidade da Inspeção Regular em todo e qualquer tipo de estrutura predial.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×