Concreto sem Cimento: a revolução que leva a sustentabilidade

Sitter Engenharia
  • ENGENHARIA
  • TECNOLOGIA
Concreto sem Cimento: a revolução que leva a sustentabilidade

Confira: Concreto sem Cimento: a revolução que leva a sustentabilidade

Você, engenheiro, já imaginou a produção do concreto – o produto mais consumido do mundo depois da água – ser produzido sem cimento? Pois então, acredite: o futuro está aqui! Cientistas japoneses desenvolveram um método de produção onde não se é necessária a utilização do mesmo.

Após anos de estudo, Yuya Sakai e Ahmad Farahani, da Universidade de Tóquio, ligaram diretamente as partículas de areia por meio de uma reação simples em álcool, na presença de um catalisador. O que eles precisavam era de um composto que conseguisse unir os grãos de areia sem precisar do cimento. Eles acharam o candidato ideal no tetraalcoxissilano, um composto capaz de induzir um processo conhecido como transição sol-gel – o resultado final é um gel.

Se este método puder ser escalonado economicamente do laboratório para a indústria, a descoberta tem potencial para reduzir drasticamente as emissões de carbono originadas da produção de cimento.

Além disso, como a nova técnica não depende do formato das partículas de areia, ela pode permitir construir edifícios e estruturas em regiões desérticas – até mesmo na Lua ou em Marte.

Os cientistas também acreditam que o concreto sem cimento pode ter uma durabilidade melhor do que o concreto convencional porque a pasta de cimento comum é relativamente fraca contra o ataque químico e apresenta grandes variações de volume devido à temperatura e umidade, o que faz o concreto trincar e rachar com facilidade.

Voltar

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Sitter Engenharia www.sitterengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×